Research Projects (portuguese)

2023-2024

Sistema de recuperação de informação de portarias de pessoal das IFs publicadas no DOU

A disponibilização de acesso à informação clara, disponível e concisa é um dos objetivos dos programas de transparência de dados governamentais. Desde os tempos pré-república, o governo brasileiro divulga seus atos normativos através do Diário Oficial da União (DOU). O DOU, tornou-se assim, ferramenta fundamental para informar os cidadãos sobre as decisões de governo. A imprensa nacional (IN) fornece um mecanismo de busca avançado para obtenção de informações contidas nos diários. Porém, há algumas funcionalidades que não estão prontamente disponíveis no ferramental atual. Uma das funcionalidades faltantes é a obtenção rápida de dados históricos (por exemplo, séries temporais) sobre determinados atos e portarias. Visando expandir as funcionalidades de busca no DOU nessa direção, este projeto visa fornecer um portal web para recuperação de dados históricos de atos publicados. Neste momento da pesquisa, o escopo abrangerá os atos de pessoal (nomeação, exoneração e aposentadoria) dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Ao fim, a partir do uso da ferramenta, será possível realizar análises mais aprofundadas para detecção de padrões e anomalias na publicação destes tipos de atos normativos.

Bolsista:  Lucas Matheus Soares de Lima


2017

Implantação de um ambiente de Computação em Nuvem privado para suporte ao ensino e pesquisa.

A computação em nuvem atraiu a atenção da indústria e academia devido às relevantes mudanças providas por seu paradigma. O modelo de poder computacional disponibilizado sob demanda já é utilizado por várias organizações mundo afora. A computação em nuvem (ou somente "a nuvem") tem suas raízes em paradigmas de computação bem consolidados como Computação de Alto Desempenho, Clusters e Virtualização. A nuvem une as potencialidades desses paradigmas gerando um novo modelo de computação que é flexível, disponível e entregue sob demanda. Aproveitar-se das funcionalidades da nuvem para tarefas relacionadas com pesquisa e ensino pode trazer diversos benefícios. Dentre eles podemos destacar a oportunidade de viabilizar pesquisas que requerem maior poder computacional em parques de servidores menos robustos. Além disso, é importante salientar a possibilidade da interação com esses ambientes por alunos do ensino médio-integrado, que poderão assim configurar, alterar e manter uma nuvem computacional que adota o modelo privado de implantação. Esse projeto visa implantar um ambiente de computação em nuvem privado com intuito de fornecer suporte a futuras atividades de pesquisa e ensino. Para a realização das atividades necessárias, deveremos utilizar um ambiente com algumas máquinas que foram substituídas do ambiente de produção do IFAL Campus Arapiraca. Assim sendo, uma das contribuições esperadas é a entrega de um ambiente de computação em nuvem privado para o Campus Arapiraca. O ambiente deverá ser flexível e prover acesso para pesquisadores e professores para a realização de tarefas relacionadas com ensino e pesquisa. Além disso, esse projeto visa contribuir para a comunidade científica provendo uma metodologia robusta para implantação de ambientes de IaaS privados em hardware modesto.

Alunos envolvidos: Michael Macêdo e Carlos Henrique Barbosa.

Implementação de políticas de roteamento utilizando Redes Definidas por Software baseadas em OpenFlow.

Redes Definidas por Software trazem a possibilidade de separação entre o plano de controle e plano de dados em uma rede de computadores. Dentro de sua arquitetura, um componente denominado de Controlador é responsável por programar a rede, indicando como os pacotes deverão ser organizados e distribuídos dentro da rede. É possível agrupar pacotes em fluxos e determinar regras específicas para seu roteamento. Um dos principais padrões adotados para habilitar as Redes Definidas por Software é o OpenFlow. Para facilitar a implementação de redes programáveis com OpenFlow é possível utilizar o software MiniNet. O advento das Redes Definidas por Software visa trazer a flexibilidade necessária para o desenvolvimento e inovação dentro do ambiente de redes de computadores. Nesse contexto, esse projeto visa trazer implementações de políticas de roteamento de pacotes em Redes Definidas por Software que utilizam OpenFlow. O intuito é realizar comparações entre algoritmos desenvolvidos em OpenFlow com algoritmos utilizados em redes legadas. Para alcançar esse objetivo, utilizaremos o MiniNet como base para prototipação e testes. Após extensa revisão da literatura, esperamos contribuir com a comunidade científica trazendo políticas de roteamento capazes de melhorar a qualidade dos serviços disponibilizados pelas redes de computadores.

Alunos envolvidos: Arthur Santos e Wallison Neves.